COMO ORGANIZAR UMA SH NA SUA IGREJA

29/09/2010 15:31

 

Colaboração: Ezequiel Thompsom

É bom saber, que a Sociedade de Homens de uma Igreja, é organizada com a finalidade de fazer Missões aqui e no mundo, isto é, no âmbito da Igreja e fora da Igreja.

Ela é também organizada para ajudar o Ministério da Igreja, trabalhando em diversas atividades.

Procure descobrir se outros homens da Igreja estão também interessados em organizar essa SH. Você pode ter uma SH com todos os homens membros da Igreja, ou com numero de até  4 ou 5 irmãos.

É preciso informar aos HB qual a serventia desta organização na Igreja.

a)      Ensinar aos homens, a necessidade de contribuir para o crescimento do reino de Deus. Ganhar almas pra Cristo.

b)     Ensinar aos homens, como apresentar a Deus a parte que a ele pertence, e outras ofertas necessárias ao sustento da obra de Deus, confiadas a homens aqui na terra. Precisamos dar nossas vidas em sacrifício vivo a Deus, e termos o prazer contribuir com dízimos e ofertas para o sustento da obra de Deus. Todos os crentes, que são fiéis ao trabalho, e nos dízimos e ofertas, nunca sentiram falta de qualquer coisa.

c)      Levar a alguns que estejam enfraquecidos espiritualmente, uma mensagem de fortalecimento, através de acompanhamentos, de visitas, de sustento, etc. Muitos crentes precisam de alguém para ajudá-los. No encaminhamento da vida cristã, no esclarecimento das coisas de Deus, no trabalho que é feito pela denominação, etc.

d)     Conscientizar aos que desejam ingressar em uma SHB, que precisam ter vida de integridade, fiéis a Deus, servos prontas para a obra de Deus, verdadeiras testemunhas, etc. Em Atos 1: 1 a 6, lemos que os apóstolos reuniram os discípulos e solicitaram que eles escolhessem sete homens para tomarem conta da distribuição diária ás viúvas. Os sete iriam, a bem da verdade, distribuir “cestas básicas”. Os apóstolos continuariam a pregar a palavra. Estes sete escolhidos precisavam ter qualidades. Boa Reputação, Cheios do Espírito Santo, Cheios de Sabedoria. Se para cuidar das viúvas precisam de homens de qualidade, neste trabalho da Sociedade precisamos também de homens com muito mais qualidades.

CONVERSE COM O SEU PASTOR.

            Descubra se ele apóia essa organização. Se ele apóia, muito bom! Vai ser uma benção! Caso o Pastor, não mostre interesse, verifique se ele conhece a organização chamada SH, e explique o que se pretende fazer. Se mesmo assim ele não demonstrar desejo de ajudar, procure organizar a SH, sem ferir, quem quer que seja, ou arrumar contendas entre irmãos.

            Mas se o pastor demonstrar que deseja ajudar aos homens nessa organização pode saber que tudo vai ser ótimo. A Igreja vai crescer! Os homens irão ser mais dedicados aos trabalhos de Deus. Dízimos e ofertas irão crescer. Haverá uma grande integração na família dos membros da Igreja, e a Igreja será grandemente abençoada.

            Outro passo é saber o dia melhor para reunião. De quinze em quinze dias, ou uma vez por mês, ou toda semana. Fique a vontade para esta escolha. Marque um horário que facilite a presença de todos. Começar o trabalho na hora é prestigiar a quem é pontual.

A Reunião não deverá durar mais de 90 (noventa) minutos, para sua realização.

Numa Igreja no sul do Estado, os homens não têm lugar definido para as reuniões. Então fazem reunião na casa de alguém, de preferência não crente. Já receberam na Igreja para o batismo, neste ano, 5 homens.

QUAIS OS ASSUNTOS TRASTADOS NA SOCIEDADE?

Alguns assuntos que devem ser estudados nas reuniões:

A)     Os estudos da Revista do Homem Batista. Trimestralmente essa revista traz estudos fundamentais para o homem batista. Ela pode ser adquirida na União de Homens do nosso estado (Av. Paulino Muller, 175, Ilha de Santa Maria, Vitória, E.Santo.)

B)     Estudo sobre Mordomia. Consulte a biblioteca da Igreja, e veja qual livro sobre mordomia ela dispõe. Faça um estudo sobre este tema que é vasto, e necessário para a vida de todo o crente.

C)     Para onde vai o Dizimo. Aprenda o caminho por onde passa o seu dizimo, desde que você o deposita no seu gazofilácio da sua igreja até onde ele tem chegado. Este estudo pode ser feito por uma pessoa do Conselho da Convenção, pelo presidente da Associação, pelo lide da União Estadual, ou pelo seu próprio Pastor ou Presidente da sociedade.

D)     Doenças na terceira idade. Trazer um Médico (geriatra se possível)

Para falar da necessidade de avaliação médica nas pessoas já de idade. Enfermeiros para medir a pressão de cada integrante da sociedade e de seus familiares, se quiserem.

E)      Palestra sobre finanças. Como controlar seu dinheiro. Como gastá-lo pensando sempre no amanhã

F)      Palavras sobre relacionamento do casal, dos pais com os filhos, entre os irmãos, com os visinhos, com outros membros da Igreja.

G)     Como vou agir com o meu filho que engravidou a namorada (noiva) ou com minha filha que está grávida do namorado ou noivo?

H)     Meu filho (a) não que mais ir a Igreja, nem ao trabalho Cristão. Que devo fazer?

I)        Descobri que meu filho esta usando drogas, que devo fazer?

QUEM PODE AJUDAR A SUA SH?

            A União Missionária de Homens Batista do Estado do Espírito Santo, dispõe de recursos para ajudar a fortalecer sua Sociedade assim:

a)      Temos revistas para homens, jovens, GAM e Embaixador do Rei

b)      Realizamos viagens missionárias para várias cidades do estado e você pode ajudar indo e participando da programação.

c)      Realizamos eventos de caráter nacional ENAN (Encontro Nacional de Presidentes e secretários Estaduais) 4 X 1 ( hoje chamado de encontro nacional de Homens Batistas) que reúne ano no Sítio do Sossego e ano fora do Sítio, em qualquer lugar do Brasil.

d)      Nosso secretário executivo e os coordenadores de sociedade de homens, do GAM e dos E.R, estão à disposição para ajudar aos irmãos com palestras, orientações, acompanhamentos, etc.

 

 

QUE VAMOS FAZER?

Organizar ou não a SHB desta Igreja?

      Não vamos organizar nada! Então Até logo, e Deus o abençoe.

Vamos organizar, sim! Ótimo.

Escolham os Homens que desejam trabalhar para Deus. Marque um dia para um culto bonito, com toda a Igreja ou Associação, para organizarem esta sociedade. Convide também os Homens Batistas e diretores da HMHBEES.

Escolha homens com “H” maiúsculo para dirigir esta Sociedade.

Em 1º Reis 2:

 Davi chama seu filho Salomão e diz assim: Eu vou pelo caminho de todos os mortais (ou melhor, dizendo: eu vou morrer). Coragem, pois e seja homem

            É a palavra que temos para quem quer pertencer ao trabalho dos homens de Deus TENHAM CORAGEM E SEJAM HOMENS!