COMO REDIGIR UMA ATA

29/09/2010 15:18

 

 

Colaboração: Ezequiel Thompsom

 

Introdução.

Objetivo do Estudo – Levar Homens Batistas a entender asa técnicas para uma boa redação de ata, sendo capaz, ao final do estudo, de redigir uma ata com desenvoltura.

Definição:

ATA do latim ACTA, significa coisas feitas, deliberadas.

É a narração, por escrito, das decisões tomadas por uma assembléia ou reunião.

É o resumo dos atos deliberados de um corpo coletivo.

Técnicas de Redação:

·         A ata de vê redigida com técnica, fidelidade, clareza e correção de linguagem. As palavras devem ser bem cuidadas.

·         Não deve entrar na ata o que não é relevante. Não se deve confundir ATA com descrição histórica. Nela devem constar apenas as resoluções, não sendo necessário constar detalhes dos acontecimentos ou discussões.

·         Deve-se, porem, ter o cuidado de não omitir dados que poderão ser de grande significado para a história da Igreja.

·         Beleza é também uma apresentação, Letra legível, divisão por assuntos, destaque para os títulos, maiúsculas, números, margem, são técnicas que fazem de uma ata um documento com a marca da arte.

·         Os Relatórios apresentados, ao invés de serem lavrados em ata, podem e devem ser registrados em LIVRO DE ANEXOS, registrando-se na ata, o respectivo número do anexo (Ex.:), bem como no anexo, o numero da ata em que foi apresentado o referido relatório.

Anotações dos Fatos:

Um secretário experiente pode lavrar atas diretamente enquanto se desenvolve a assembléia. Não possuindo essa habilidade, porém, devem-se anotar numa folha os assuntos e resoluções, para redação posterior.

                Ao anotar, o secretário abandonará os adjetivos e advérbios, que não sejam essenciais, dando mais rapidez às suas anotações. Depois com mais calma, fera sua redação, Acrescentando algum retoque e mais beleza ao estilo.

A presidência deve evitar o quanto possível, que os membros sejam atendidos quando solicitam que seus discursos, sejam transcritos em ata. Somente em casos especiais serão admitidas transcrições fundamentais para que fiquem registrados, pontos capitais sobre a proposta de grande valor. É aconselhável, por exemplo, transcrever documentos julgados de grande importância, como de alguém oferecendo doação de um imóvel a Igreja.

Necessário se faz também transcrever, na  integra, estatutos e regimentos internos ou reforma deles.

Qualidades e responsabilidades dos secretários:

Suas Qualidades:

01)   - Deve ter boa redação

02)   - Deve escrever legivelmente:

03)   - Deve ser uma pessoa de maturidade:

04)   - Deve ter boa educação:

05)   - deve ser zeloso (a).

06)   -Deve ser crente, com experiência de vida cristã:

07)   -Deve ser alguém de comprovado caráter cristão.

08)   - Deve ser assíduo (a) às atividades da Igreja.

09)   - Deve ser dizimísta.

 

Suas Responsabilidades:

A)     Redigir, em livro próprio, as atas das cessões da igreja; ordinárias, extraordinárias e solenes:

B)      Expedir toda correspondência da Igreja, (cartas de transferência, convites, etc.

C)      Trazer sempre em dia o movimento estatístico da Igreja:

D)     Zelar pelo fichário da Igreja, cuidando para que todas as informações sobre cada membro estejam em dia.

E)      Guardar e conservar toda a documentação da Igreja.

 

O Livro de Atas:

1-      No livro de atas estão registradas as mais importantes decisões relacionadas vida da igreja ou sociedade.

2º - Primeiro cuidado que se deve ter é o de conservá-la com máxima segurança possível.

 

Registro de Ata:

O critério da igreja, a ata inserida no livro de atas, pode ser registrado em cartório, não sendo, no entanto, obrigatório.

Todavia, as atas de organização de Igreja e da diretoria devem ser registradas em cartório, sendo que de posse, anualmente, para que os membros da diretoria possam assinar documentos, especialmente o tesoureiro, mesmo sendo reeleito. Nesta ata deve se repetir o nome o os dados pessoais do presidente, com a expressão  “eleito por tempo indeterminado”, se for o caso, e de todos os demais membros da diretoria estatutária, ou seja, aqueles exigidos no estatuto. E aconselhável desdobrar a ata de posse, para ser registrada apenas a posse da diretoria, contendo as qualificações dos empossados, nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, residência, CIC, e identidade. Isto facilitará o registro e a tramitação nas repartições onde for necessário tratar de negócios de interesse da Igreja.